PAGES
A importância do Porto para a Europa e o mundo
Em 2020, Porto foi eleita como a Melhor Cidade Europeia pelo Prêmio do Urbanismo. Ela é dona de um dos mais conhecidos cartões-postais de Portugal, que é o do Distrito da Ribeira, além de ser emoldurada pelas pontes do Douro.
Entenda o porquê de o Porto ser tão importante em um contexto regional e mundial aqui, no Cultur Porto.
Diferentes aspectos importantes da antiga aldeia: Porto
O melhor aeroporto de Portugal é o do Porto, o qual já conquistou os títulos de melhor do continente e terceiro melhor do mundo, em 2017. A cidade também é um ponto de passagem de extrema importância para o escoamento de mercadorias e no polo industrial português. Além disso, Porto também é referência entre as arquiteturas ao redor do mundo.
Você também pode acompanhar as testemunhas da trajetória local desde o primeiro milênio antes de Cristo por meio do centro histórico da cidade e da região do Cais da Ribeira, os quais se tornaram Patrimônio Histórico da Unesco.
As ruas são harmoniosas e contam com a presença do Rio Douro, o terceiro maior rio da Península Ibérica – abrangendo desde a província espanhola de Sória, atravessando o norte português, até a sua foz nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. São cerca de 900 quilômetros de comprimento.
Não podemos deixar de comentar sobre a gastronomia local. Bastante influenciada pelos portuenses, a culinária portuguesa teve alta ascendência dos povos que passaram por ali. De modo geral, os pratos são compostos – principalmente – por peixes, mariscos, batatas e ovos. Os Vinhos do Porto são famosos ao redor do mundo, com uma boa variedade e ótima qualidade.
Por fim, mas não menos importante, a cidade do Porto é a segunda maior do país. Simplesmente encantadora e cheia de história para contar.
Conhecendo as ruas do Porto
Com ruas estreitas e bem harmônicas, os prédios coloridos encantam os moradores e turistas do Porto. É muito fácil conhecer a cidade; você pode começar pela rua mais antiga da cidade – o Distrito de Ribeira. Lá você encontra diversos restaurantes de culinária portuguesa. Bem próxima ao Rio Douro, você já pode tirar um tempinho para conhecê-lo e tirar umas incríveis fotos – no pôr-do-sol fica tudo ainda mais mágico.
Além disso, você também pode observar a Ponte de D. Luis I, de estrutura metálica e com dois tabuleiros – construída entre 1881 e 1886. Ela liga a cidade do Porto à Vila Nova de Gaia, as quais estão sendo separadas pelo rio.
Seguindo o caminho, você vai passar por diversos pontos turísticos da cidade – como a Catedral Sé do Porto e a Livraria Lello – considerada a mais linda do mundo –, por exemplo.
A cidade foi cenário de diversas batalhas e questões militares, além de ter sido o berço de grandes poetas, pintores e escultores.
Portugal no século XIX
A arquitetura das cidades portuguesas foi bastante inspirada em obras gregas, romanas e árabes. O ferro e o vidro eram os materiais mais recentes, tornando-se uma característica das construções da época. Alguns exemplos de tais construções são: Teatro D. Maria II, Palacete do Príncipe Real, Palácio da Bolsa e a Ponte D. Luis.
Houve a abolição da pena de morte e, em 1869, deu-se fim à escravidão. Sá da Bandeira decretou a proibição da venda e compra de escravos nas colônias de Portugal em 1836, mas apenas 33 anos depois que aconteceu, de fato, o fim da escravatura.
Também aconteceu um aumento na importação de revistas e livros, o que resultou em um maior interesse populacional sobre as questões políticas e sociais, assim como o aumento no número de publicações de jornais.
Entre os movimentos artísticos do século 19 no território português, podemos comentar sobre o Romantismo – fortemente relacionado ao sentimento e sonho – e o Realismo – onde os artistas reproduziam o mundo o mais natural possível. Os artistas que mais se destacaram na época são: Almeia Garrett, Camilo Castelo Branco, Alexandre Herculano, Columbano Bordalo Pinheiro, Soares dos Reis e Eça de Queirós.