PAGES
A história do Porto: cidade cheia de vida a poucos quilômetros de Lisboa
Uma das cidades mais populosas de Portugal, Porto foi quem deu o nome ao país. Era uma pequena aldeia do povo celta que estava localizada bem próxima ao Rio Douro, local onde os romanos criaram um porto – Portus Cale.
Seu charme é complementado com diversos monumentos históricos, museus e paisagens belíssimas. As ruas com cores vibrantes chamam a atenção de turistas do mundo todo.
Quer saber mais? Continue lendo o artigo preparado pelos especialistas do Cultur Porto.
Tudo o que você precisa saber sobre Porto
A cidade de Porto fica a 300 quilômetros de distância de Lisboa, aproximadamente – a capital do país. A viagem de carro dura entre 3 horas e 3 horas e meia.
Durante o século 1 a.C., a aldeia foi ocupada pelos romanos, os quais foram os responsáveis por criar o Portus Cale. Esse local desempenhou um papel muito importante na rota comercial entre Braga e Lisboa. Hoje em dia, podemos dizer que é uma parada obrigatória para quem está viajando na rota entre a capital portuguesa e Porto.
De 456 a 716, a cidade foi governada pelo rei Teodorico II – até serem tomadas pelos árabes. Eles permaneceram na aldeia até a sua reconquista pelo rei Afonso I de Astúrias. A aldeia foi praticamente abandonada até que o último rei asturiano, conhecido como Magno, determinou que ela fosse repovoada.
A independência de Portugal aconteceu em 1143 quando o conde Afonso Henrique foi reconhecido como o rei do país pelo rei Afonso VII de Leão – o qual havia concedido o Condado Portulacense, após vencer, em 1138, a batalha de Ourique contra o exército de muçulmanos, castelhanos e leoneses. O resultado foi a criação de uma identidade nacional e o primeiro passo para Portugal ser considerado um país.
O Tratado de Windsor, ainda em vigor, é uma aliança militar entre Portugal e Inglaterra que teve origem em 1387, quando o rei João I – de Portugal – se casou com Filipa de Lancaster – a neta do rei Henrique III, da Inglaterra.
Por um determinado tempo, Portugal era considerado o centro europeu da atividade marítima e comercial. Mas Porto acabou liderando a indústria portuguesa responsável por construir navios. Durante esse período, o povo da aldeia passou a ser chamado de “tripeiros”, porque toda a carne que tinha ali era enviada para os marinheiros dos navios, sobrando apenas as tripas.
Ao longo de 60 anos – de 1580 a 1640 –, Portugal e Espanha mantiveram-se unidos em um dos maiores impérios já conhecidos. Quando a antiga aldeia apoiou a Revolta de Lisboa, em 1640, essa união chegou ao fim.
Então, o domínio da Espanha sob a cidade portuguesa resultou em um crescimento urbano e administrativo significativo – o século XVIII (18) ficou conhecido como Século de Ouro de Porto.
No final do século, a cidade foi impactada fortemente pela construção de edifícios nos estilos neoclássico e barroco. A sua economia, também, já estava com outro foco principal – os Vinhos do Porto eram os dominadores do desenvolvimento da indústria.
O século XIX (19) ficou conhecido por ser o berço de grandes artistas, incluindo poetas e escultores. A monarquia absoluta chegou ao fim em 1820, sendo substituída pela constituição liberal. 70 anos depois, o Porto de Leixões foi construído, impulsionando ainda mais o crescimento econômico da cidade.
Mundo moderno: Porto no século XX
No início do século 20, Porto foi completamente transformada com a chegada da República – o principal símbolo dessa época foi a construção da Avenida dos Aliados.
Em 1963, construíram a Ponte de Arrábida – durante a ditadura de Salazar –, além de outras infraestruturas que foram melhoradas consideravelmente.
No ano de 2001, a cidade estava entre as capitais da cultura europeia. Então, foi construído a Casa da Música, em Boavista.
Porto nos dias atuais
A cidade do Porto está entre os destinos mais fascinantes da Europa, mas ainda é um dos menos conhecidos do continente.
Ao longo de todo o ano, as temperaturas na região são amenas e bastante agradáveis. Então, você pode ir visitar a antiga aldeia em qualquer época do ano – fugindo daquelas marés de gente em épocas de férias ou festivas, por exemplo.
Além disso, você vai passear em um patrimônio cultural completo, recheado de história em uma longa viagem do tempo.
A cidade também está com um plano para alavancar a sua economia em 600 milhões de euros até 2030. O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Porto foi apresentado em 13 de maio de 2022, demonstrando os seus principais interesses – como amenizar as mudanças climáticas e atingir a sustentabilidade energética, atuando como um “motor de uma mega região”.