PAGES
FC Porto: por que tão importante na cidade?
O Futebol Clube de Porto – também conhecido como FC Porto – foi fundado em setembro de 1893 e está, atualmente, jogando na Primeira Liga – a competição mais importante do futebol de Portugal.
Muito além de futebol, entenda qual é a importância do clube para a cidade do Porto, em Portugal a partir de agora aqui, no Cultur Porto!
A cidade em azul e branco
Para a maioria das pessoas, o FC Porto pode ser só mais um time europeu de futebol. Porém, para os moradores do Porto, o clube é muito além disso. As cores azul e a branca tomaram conta da cidade – a qual tinha como cores oficiais o branco e o verde.
O azul, ao invés de lembrar os típicos azulejos do Porto, narra as maiores conquistas do clube desportivo nacional. A equipe do FC Porto, incluindo os atletas e o presidente, é considerada a heroína da cidade portuguesa.
Podemos dizer que, além dos Vinhos do Porto e a linda ponte do Rio Douro, o FC Porto está entre as marcas registradas da antiga aldeia.
Relação do Futebol Clube do Porto e o turismo português
O FC Porto está entre os clubes esportivos mais comentados em todo o mundo. A sua incrível trajetória, repleta de vitórias, conquista de prêmios e troféus, fez com que o seu sucesso crescesse a nível global. Como consequência, o clube acabou influenciando o turismo na cidade do Porto – principalmente relacionado ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto.
Através de um estudo realizado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Catarina Moreira – mestranda em Gestão de Turismo – indicou que os principais motivos de viagem na cidade estavam relacionados à visita ao estádio e ao museu.
Novas tecnologias no Museu do FC Porto atraem visitantes internacionais
O Museu do Futebol Clube de Porto foi oficializado em setembro de 2013. Ele conta a história do clube desportivo nacional e a sua relação com a cidade, que acontece há mais de 120 anos.
Uma jornada super interativa permite que os visitantes aprendam sobre a história do clube de futebol, acompanhando a sua evolução nos esportes e na sociedade portuguesa.
Avaliando o feedback dos turistas, o museu se focou bastante em oferecer a melhor experiência possível a todos os visitantes. Muitas adaptações tecnológicas foram feitas nos últimos anos.
O Museu FC Porto conquistou 2018 Tripadvisor Travelers Choice Awards e estava classificado entre as melhores atividades para se fazer na cidade.
Tanto o passado quanto o presente do clube estão ligados à história da cidade do Porto. No museu, os visitantes conhecem a verdadeira interação do clube com Portugal e com a sociedade internacional.
São mais de 800 objetos sendo expostos permanentemente, incluindo troféus de diferentes campeonatos nacionais e internacionais e muitos títulos conquistados ao longo dos anos.
Alguns tópicos que deixam o Museu do FC Porto ainda mais atraente são a experiência e as mudanças tecnlógicas.
Saiba mais sobre cada uma delas a seguir…
A melhor experiência de todas
Desde 2013, muita coisa mudou no museu. Entre elas, melhoraram as condições de acessibilidade ao estabelecimento – um dos principais objetivos do museu é estar apto para receber todas as pessoas que desejam visitar o local.
Também procuraram aperfeiçoar as interações – a fim de simular uma experiência exclusiva e inesquecível a todos os visitantes. Novos objetos e diferentes adaptações foram adicionados em algumas áreas temáticas. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo que permite que os visitantes conheçam a história do clube ainda melhor.
O museu também conta com guias profissionais para a realização de tours em grupos, podendo ser em diferentes idiomas – como português, inglês, espanhol, francês e alemão.
Mudanças tecnológicas
Uma transformação digital passou pelo museu nos últimos anos – um novo website e a criação de aplicativo foram essenciais na estratégia de marketing do espaço.
No website, uma nova seção foi adicionada. Ali, você encontra as principais iniciativas realizadas pelo museu. Já no aplicativo, um guia de áudio foi desenvolvido para criar uma melhor experiência aos turistas ao longo da visitação. Passou a ser utilizado, também, como uma ferramenta promocional.