PAGES
Porto: o que fazer na cidade costeira do noroeste português
O Porto é uma cidade localizada na região costeira de Portugal, conhecida mundialmente pela sua incrível produção de vinhos. Lá, você tem diversos pontos turísticos para conhecer e ainda pode admirar a bela paisagem que os prédios coloridos que compõem a cidade formam.
Se você ainda não conhece Porto, com certeza é um dos destinos que deveria estar na sua lista de viagens. Continue com a gente, do Cultur Porto, para saber mais!
Vinhos do Porto: tudo o que você precisa saber
A região é famosa pela sua produção de vinhos. Então, não poderíamos deixar de comentar sobre os Vinhos do Porto.
Exclusivos da região, os vinhos são licorosos e recebem adição de aguardente vínica a fim de aumentar o seu teor alcóolico. Se a bebida for adicionada durante a fermentação, interrompendo esse processo, o vinho apresenta um maior percentual de açúcar e acaba se tornando mais adocicado no paladar. Porém, se for adicionado no final desse processo, o vinho vai apresentar um paladar mais seco.
Isso acontece porque o processo de fermentação é feito pelas leveduras e, ao entrarem em contato com o álcool presente na aguardente vínica, elas morrem. Como as leveduras consomem o açúcar da uva, se elas morrerem, o açúcar vai permanecer na bebida. Entretanto, se elas cumprirem com o seu papel, o teor de açúcar vai ser reduzido drasticamente no vinho.
Desfrute de vinhos tinto, branco e rosé nas mais variadas categorias de classificação em relação a porcentagem de açúcar em gramas por litro do vinho. Dá só uma olhada:
- Muito doce: mais de 130g/L
- Doce: entre 90g/L e 130g/L
- Meio seco: entre 65g/L e 90/L
- Seco: entre 40g/L e 65g/L
- Extra-seco: até 40g/L
5 programas que você deve fazer ao visitar Porto
Pontos turísticos não faltam no Porto, então, talvez você nem saiba por onde começar conhecer essa cidade portuguesa tão sensacional. Mas não se preocupe! Estamos aqui para ajudar você.
A seguir, conheça as 5 atividades que você não pode deixar de fazer quando estiver no Porto:
Torre dos Clérigos
Sem dúvidas, uma das melhores vistas portuguesas. Bem no topo da Torre dos clérigos, depois de subir mais de 200 degraus, você está em um dos pontos turísticos mais importantes da cidade.
Foram mais de 75 metros de comprimento construídos, ficando pronta em 1763 como – inicialmente – uma torre sineira – onde os sinos estariam destinados a marcar os momentos da vida cotidiana civil dos portuenses. Entretanto, ao longo dos anos, a torre acabou servido como um ponto estratégico para combates militares e orientar os navegadores.
Catedral Sé do Porto
A Catedral Sé do Porto foi construída no século XII e está entre os pontos mais altos da cidade, bem pertinho da Ponte D. Luís e oferecendo uma vista espetacular do Rio Douro. Tanto o interior quanto o exterior da catedral é realmente de impressionar – é como uma viagem no tempo.
Está localizada bem no coração do centro histórico do Porto, sendo um dos monumentos mais antigos do país.
Ponte D. Luís I
A Ponte D. Luís faz a ligação da cidade do Porto com a Vila Nova de Gaia por meio do Rio Douro – é um dos cartões-postais mais famosos de Portugal.
Embaixo, os carros passam e a ponte oferece a vista mais próxima do rio para os pedestres. Entretanto, na parte de cima, é possível observar incríveis paisagens da cidade e é o local onde, principalmente ao entardecer, você consegue notar os tons dourados da radiação do sol tomando conta do Rio Douro e do Porto.
Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade está entre as maiores e mais movimentadas praças da cidade, sendo considerada o coração do Porto. Uma área de mais de 9 mil metros quadrados que abrigava sedes de bancos, associações políticas e jornais foi construída em 1916.
Logo ao chegar, você tem a sua atenção captada pela majestosa estátua do Dom Pedro IV, o rei de Portugal – a qual foi inaugurada em 1866. A praça está situada bem ao lado da Avenida dos Aliados, que era conhecida como a Praça Dom Pedro IV.
Jardim das Oliveiras
Ideal para quem quer aproveitar um dia pertinho da natureza ou que deseja descansar, o Jardim das Oliveiras está entre a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello. Lá, você vai encontrar diversos quiosques, lojas e artesanatos.
Provavelmente, você vai passar na frente do jardim algumas vezes ao passear por Porto. Então, que tal dar uma paradinha e tomar alguma coisa enquanto desfruta de uma área verde relaxante, além de conhecer uma das mais belas paisagens do Porto?
Outros lugares que você deve conhecer no Porto
Mas não para por aí, não! Separamos uma breve lista de outros locais que você também vai adorar conhecer e passeios que – simplesmente – vai amar realizar.
Preparado? Veja a seguir!
- Caves do Vinho do Porto
- Teleférico de Gaia
- Mosteiro da Serra do Pilar
- Livraria Lello
- Palácio da Bolsa
- Estação São Bento
- Capela das Almas
- Rua das Flores
- Majestic Café
- Ribeira